Celulares se tornaram dispositivos populares há pelo menos uma década e, de lá para cá, nenhuma outra tecnologia conseguiu sepultá-los. No entanto, a startup Humane deseja mudar essa história. A empresa fundada por ex-funcionários da Apple desenvolveu um pequeno dispositivo baseado em Inteligência Artificial (IA). Além de sensores, câmera e alto-falantes, o conjunto do aparelho vestível é completado com um projetor para exibir imagens na palma da mão dos usuários.
O projeto existe desde 2022, mas foi em abril deste ano que a Humane fez sua primeira demonstração pública. Trechos começaram a viralizar nas redes sociais nos últimos dias, como o momento em que o presidente da startup, Imran Chaudhri, recebe uma ligação, levanta a mão e o wearable projeta a imagem da interface do chamados, com ícones para atender e recusar chamada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/2/5/kd6fGlSwmASGnGgkFSAw/wearable-4.png)
Aparelho vestível com IA pode ser acoplado em bolsos de camisas ou jaquetas — Foto: Reprodução/TED
Os recursos do projeto futurista
Diferentemente de smartwatches e outros gadgets vestíveis, o protótipo da empresa opera por conta própria. Ou seja, não é necessário pareamento com smartphone, por exemplo. A Inteligência Artificial do aparelho da Humane é usada para diferentes finalidades. Tanto o controle quanto as respostas dela parecem bem futurísticos.