Webmail
E-mail:
Senha:
Siga-nos
Redes sociais
Fone: (55)3233 1796
Plantão: 99986 3660
Untitled Document
Facebook anuncia novos recursos e atalhos para melhorar privacidade
Medidas, que serão adotadas nas próximas semanas, visam colocar usuários no controle sobre sua privacidade e dados, disse companhia

Facebook ainda está lidando com os efeitos colaterais do último escândalo envolvendo o uso indevido de 50 milhões de perfis de usuários pela consultoria política Cambridge Analytica. Na semana passada, o CEO Mark Zuckerberg anunciou que a companhia adotará uma série de medidas para assegurar a privacidade, incluindo a auditoria de aplicativos de terceiros dentro da plataforma. Agora, nesta quarta-feira (28), a empresa revelou como facilitará a visualização e o acesso às configurações de privacidade para os usuários.

"A última semana mostrou o quanto precisamos trabalhar para garantir que nossas políticas sejam respeitadas, e ajudar as pessoas a entender como o Facebook funciona e as escolhas que elas têm sobre seus dados", escreveram Erin Egan, vice-presidente de Privacidade, e Ashlie Beringer, diretora Jurídica adjunta em post no blog da rede social. "Temos escutado que as configurações de privacidade e outras ferramentas importantes são difíceis de encontrar, e que devemos fazer mais para manter as pessoas informadas", completaram. Segundo os executivos, as medidas adicionais serão lançadas nas próximas semanas. 

Nesta semana, correu em diversos veículos a notícia de que o Facebook coleta há anos dados de ligações e SMS de seus usuários em aparelhos Android. O Facebook informou que os próprios usuários permitiram tal coleta ao aceitar usar o Messenger e o Facebook Lite. A justificativa não convenceu, entretanto. Uma das novas medidas parece vir, então, no timing certo. No caso, o "Acesse Sua Informação" tenta resumir uma maneira de as pessoas acessarem e gerenciarem seus dados, como publicações, reações e comentários, além de temas pesquisados na plataforma. 

 

Será possível também fazer o download dos dados compartilhados com a empresa, permitindo ter uma cópia de segurança, ou transferir os mesmos para outro serviço. Isso inclui fotos, contatos que você adicionou à sua conta, postagens da sua linha do tempo, etc.

Controles mais fáceis de encontrar

O menu de configurações em dispositivos móveis foi redesenhado, de ponta a ponta, para torná-lo mais fácil de encontrar e usar. "Em vez de ter configurações distribuídas em quase 20 diferentes telas, elas agora estão acessíveis em um único lugar. Nós também eliminamos configurações ultrapassadas, então está claro quais informações podem ou não ser compartilhadas com apps", explicaram Egan e Ashlie. 

No novo “Atalhos de Privacidade”, o usuário terá explicações mais claras sobre como os controles do Facebook funcionam. A partir deste atalho você poderá:

  • Adicionar mais camadas de proteção à sua conta, como a autenticação de dois fatores. Ao ativar esse recurso e alguém tentar fazer login em sua conta de um dispositivo que o Facebook não reconhecer você receberá uma solicitação para confirmar se foi você;
  • Você também poderá revisar o que compartilhou e excluir tais conteúdos, se quiser. Isso inclui desde as publicações que você compartilhou ou às quais reagiu, solicitações de amizade enviadas e pesquisas feitas no Facebook;
  • Controlar os anúncios que você vê: Você pode gerenciar as informações que o Facebook usa para mostrar anúncios; as preferências de anúncios explicam como funcionam os anúncios e as opções que você tem;
  • Por fim, gerenciar quem vê suas publicações e informações de perfil.

Termos mais claros

O Facebook quer deixar seus termos de privacidade mais "inteligíveis" para os usuários. "Também é nossa responsabilidade informar como coletamos e usamos seus dados em uma linguagem detalhada, mas também fácil de entender", escrevem Egan e Ashlie.

Nas próximas semanas, o Facebook diz que vai propor atualizações dos termos de serviço, atualizar política de dados para detalhar melhor quais são os dados coletados e como os mesmos são usados. "Essas atualizações são para aumentar a transparência, e não para obter permissão para coletar, usar ou compartilhar dados", adiantaram os executivos.

Além disso, a companhia informa que trabalha com reguladores, legisladores e especialistas em privacidade nestas ferramentas e atualizações e promete mais para compartilhar nas próximas semanas, incluindo atualizações sobre as medidas anunciadas por Mark Zuckerberg na semana passada.





Rua Antão Faria, 1010
Fone: (55) 3233-1796/3515
Plantão: 99986-3660
São Sepé-RS CEP: 97340-000
PlugNet - Internet Banda Larga em São Sepé - RS