Webmail
E-mail:
Senha:
Siga-nos
Redes sociais
Fone: (55)3233 1796
Plantão: 99986 3660
Untitled Document
Reconhecimento de voz do Facebook: 4 previsões

A aquisição da Mobile Technologies pelo Facebook sugere que tradução e reconhecimento de voz devem chegar em breve. Eis como usuários e marcas poderiam se beneficiar

A mais recente aquisição do Facebook pode significar que reconhecimento de voz e capacidades de tradução podem chegar em breve à rede social. Tom Stocky, diretor de gerenciamento de produtos do Facebook, anunciou a aquisição da Mobile Technologies no início da semana em sua página no Facebook.

A Mobile Technologies, startup de reconhecimento de voz e tradução, desenvolveu o aplicativo Jibbigo, lançado em 2009. O aplicativo é um tradutor de voz utilizado em smartphones e roda tanto online quanto offline, independentemente de uma conexão à internet. O usuário pode gravar ou digitar uma frase e traduzi-la diretamente para uma das 25 línguas suportadas.

De acordo com a Mobile Technologies, o Jibbigo é mais utilizado entre turistas estrangeiros em países cuja língua eles não dominam e por profissionais de saúde que enfrentam barreiras de comunicação em missões humanitárias. Stocky, do Facebook, disse que capacidades de voz suportam a missão da rede social, que é ser mais aberta e conectada.

“Tecnologias de voz se tornaram uma forma importante de navegação em dispositivos móveis e na web, e essa tecnologia irá nos ajudar a evoluir e fazer com que nossos produtos também evoluam”, disse Stocky. “Acreditamos que essa aquisição seja um investimento no longo prazo de nosso produto, conforme seguimos com a missão de nossa empresa”.

Susan Etlinger, uma analista de indústria da Altimeter Group, afirma que a aquisição da Mobile Technologies pelo Facebook irá promover o crescimento contínuo da empresa e sua missão móvel.

“Se olharmos o atual status da empresa, com mais 1.1 bilhão de usuários, o crescimento não virá, necessariamente, de novos usuários, mas do convencimento de usuários existentes a compartilharem mais informações. É o que os anunciantes querem”, disse Etlinger. “Eles querem ver crescimento no tempo de utilização da plataforma e crescimento no compartilhamento. A mobilidade tem sido uma peça importantíssima na estratégia de monetização, e a aquisição da startup oferece ainda mais oportunidade dentro dessa estratégia”.

Aqui estão quatro motivos pelos quais o Facebook quer integrar capacidades de reconhecimento de voz e tradução.

1. Atualizações e compartilhamento facilitados.

Da fala ao texto, do texto à fala e comandos de voz podem facilitar muito a publicação de atualizações de status, compartilhamento de conteúdo e consumo de conteúdo para o usuários em movimento, de acordo com Etlinger. “Uma das coisas que se torna um problema é a inabilidade de digitar quando se está dirigindo ou quando está no meio de qualquer outra tarefa e quer publicar uma atualização de status, mas não tem mãos livres”, disse ela. “Reduzir fricção ao permitir fala convertida em texto é uma coisa inevitável e torna a base de usuários mais leal”.

O problema com a capacidade da conversão da fala em texto é sua precisão, ainda de acordo com Etlinger. Com um público mundial, o Facebook precisa da habilidade de reconhecer, com precisão, todo tipo de sotaque.

2. Capacidades de tradução para usuários.

A capacidade de tradução da Mobile Technologies pode se tornar uma função muito importante para o Facebook, que continua expandindo sua presença global. Conectar usuários que não falam a mesma língua suporta a missão da rede social de ser mais aberta e conectada.

“Eu tenho amigos no Facebook que postam em japonês e, às vezes, eu posso entender uma coisa ou outra por imagens ou emoticons, mas eu não sei o que estão dizendo”, disse Etlinger. “Remover a barreira da língua seria um passo importantíssimo”.

Etlinger prevê que o Facebook lance uma função de tradução automática para os posts dos usuários e para os post no feed de notícias.

3. Capacidades de tradução para marcas.

Talvez o principal valor para o Facebook seja oferecer às marcas a habilidade de traduzir publicações para diferentes línguas para melhor atingir o público mundial, disse Etlinger. Tal habilidade não apenas oferece implicações positivas de satisfação dos clientes para as marcas, como também é um ponto a mais para os anunciantes.

“Se funcionar bem, será possível ver muitos negócios empolgados por não precisar mais de tanto esforço”, disse ela. “Se pensarmos em uma empresa multinacional, a ideia de poder criar apenas um post e traduzi-lo, automaticamente, para outras línguas é valiosa. Gastos adicionais podem ser um dos motivos que os impediam de fazer isso antes. A ideia de remover um pouco dessa fricção é interessante”.

4. Melhor monitoramento de mídias sociais para as marcas.

O monitoramento de mídias sociais é essencial para o gerenciamento da reputação das marcas. A habilidade de traduzir posts públicos – especialmente em conjunto com novas funções, como Graph Search e hashtags – torna muito mais fácil para marcas compreenderem o sentimento do público, de acordo com Etlinger.

Seria mais um valor agregado para muitas marcas, especialmente se o Facebook puder melhorar a precisão das traduções. Ferramentas tradicionais de monitoramento de mídias sociais são famosas por traduções imprecisas, disse Etlinger. Essas ferramentas têm entre 60% e 65% de precisão na tradução da língua inglesa, mas esse número cai para apenas 20% na tradução de línguas como o Japonês, que é baseada em ideograma, disse ela.

Como o Facebook irá integrar sua nova aquisição ao seu produto será interessante, afirmou Etlinger. “Podemos sonhar bastante sobre como o Facebook irá aproveitas essas novas tecnologias, mas se a história prevê o futuro, provavelmente veremos alguma coisa muito em breve”.





Rua Antão Faria, 1010
Fone: (55) 3233-1796/3515
Plantão: 99986-3660
São Sepé-RS CEP: 97340-000
PlugNet - Internet Banda Larga em São Sepé - RS