A Apple pode disponibilizar a conectividade Wi-Fi 6E no iPhone 15. Esse modelo de conexão opera com menor interferência e maior largura de banda, possibilitando maior estabilidade na navegação. A descoberta foi feita pelos analistas Blayne Curtis e Tom OMalley, do banco Barclays, mas eles não especificaram se a conexão estará disponível em toda a linha iPhone 15 ou apenas nos modelos mais caros – aqueles que levam Pro no nome.
Em anos anteriores, rumores apontavam que o Wi-Fi 6E seria lançado no iPhone 13 e no iPhone 14, mas isso não se concretizou. Apesar disso, a Apple já disponibiliza a conexão nos novos MacBook Pro de 14 e 16 polegadas, lançados na semana passada, no Mac Mini e no iPad Pro de 4ª e 6ª geração.
Confira o lançamento do iPhone 14 na sede da Apple, nos EUA
Segundo especialistas, a adoção da rede em novos dispositivos pode ser um indicativo de que a Apple finalmente implantará a conexão nos iPhones. A rival Samsung foi a primeira a incluir a conectividade num celular – o Galaxy S21 Ultra, lançado em 2021.
O Wi-Fi 6E é superior ao Wi-Fi 6 porque também opera na banda de 6 GHz, além das já conhecidas 5 GHz e 2,4 GHz. Isso permite maior estabilidade, menor latência e menor interferência de sinal, já que a banda suporta maior quantidade de aparelhos conectados simultaneamente — e também por haver menos dispositivos usando a frequência neste primeiro momento.
Galaxy S21 Ultra foi o primeiro aparelho da Samsung compatível com Wi-Fi 6E — Foto: Thássius Veloso/TechTudo
No site oficial da Apple, já é possível visitar uma página de suporte voltada para a conexão Wi-Fi 6E. A companhia explica que, para usar o sinal, é preciso ter um roteador que suporte a frequência específica — alguns modelos da TP-Link, Asus e Netgear oferecem essa opção. Configurações específicas também podem ser requisitadas pelos ajustes do iOS na hora de se conectar à rede.
O iPhone 15 deve ser lançado em setembro, como de costume, e a linha completa deve conter também os modelos iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max — esse último pode ser rebatizado para iPhone 15 Ultra. Rumores sugerem que os quatro aparelhos devem apresentar Dynamic Island e porta USB-C. Os modelos Pro teriam o chip A17 Bionic e uma estrutura de titânio.
🔎 Confira o lançamento do Galaxy S21 no vídeo abaixo
Confira o lançamento do Galaxy S21