Webmail
E-mail:
Senha:
Siga-nos
Redes sociais
Fone: (55)3233 1796
Plantão: 99986 3660
Untitled Document
Perdeu o celular? Veja tudo que você deve fazer imediatamente

Por Juliana Villarinho, Para o TechTudo

12/07/2023 06h01  Atualizado há uma hora


Perder o celular pode ser uma grande dor de cabeça. Afinal, além de não ser um eletrônico barato, o smartphone armazena informações importantes e, muitas vezes, sensíveis do usuário. Caso o dispositivo caia em mãos erradas, dados de contatos, aplicativos de banco e de mensagens, e-mails, fotos e documentos poderão ser acessados, deixando o usuário vulnerável a golpes e fraudes. Para evitar que a perda do aparelho se torne um problema ainda maior, existem algumas medidas importantes que devem ser tomadas. Nas linhas a seguir, o TechTudo traz um guia completo sobre o que fazer se você perdeu o celular.

Celular deixado na calçada; veja o que fazer se você perdeu o smartphone  — Foto: Pond5

Celular deixado na calçada; veja o que fazer se você perdeu o smartphone — Foto: Pond5

📝 Como recuperar dados de um celular quebrado? Veja no Fórum TechTudo

 

1. Tente ligar para o número

 

Antes de mais nada, mantenha a calma. Pode ser que o aparelho esteja por perto. Por isso, ligue de outro telefone rapidamente para tentar encontrá-lo pelo toque ou pelo som da vibração. Também é possível que alguém tenha achado o aparelho e esteja tentando contatar o dono. Ao receber a ligação, a pessoa conseguirá atender e será possível combinar a melhor forma de devolver o celular.

Essa pode parecer a resolução mais fácil do problema, mas é importante tomar algumas precauções para que a devolução ocorra de forma segura. Marque sempre o encontro em lugares públicos, como estações de metrô ou centros comerciais. Além disso, busque ir acompanhado para garantir sua segurança e integridade física.

 

2. Rastreie o celular e apague os dados

 

Outra forma de tentar encontrar o seu smartphone perdido é utilizando os serviços nativos de rastreamento presentes em aparelhos Android e iPhone (iOS). Com ferramentas como "Encontre Meu Dispositivo" e "Buscar iPhone", além de descobrir a localização aproximada do telefone, é possível bloquear o aparelho e excluir os dados remotamente.

Como rastrear celular Android

Para localizar um celular Android, acesse o site "Encontre meu dispositivo" (https://myaccount.google.com/find-your-phone?pli=1) e faça login na sua Conta Google. Em seguida, selecione o aparelho perdido, caso haja mais de um na lista. Feito isso, a localização aproximada do telefone aparecerá no mapa. O celular receberá uma notificação informando que foi localizado. Caso o smartphone não seja encontrado, é possível tentar descobrir a última localização conhecida, se essa opção estiver habilitada.

Rastreando um dispositivo Android com o "Encontre Meu Dispositivo" — Foto: Reprodução/Juliana Villarinho

Rastreando um dispositivo Android com o "Encontre Meu Dispositivo" — Foto: Reprodução/Juliana Villarinho

Caso prefira, é possível apagar os dados do celular Android remotamente também. Para isso, após pedir que o aparelho seja localizado, procure a opção “Limpar Dispositivo” no menu do canto esquerdo da tela. Em seguida, confirme a ação utilizando a senha. Mas fique atento: depois de limpar os dados do celular desaparecido, não será mais possível fazer o rastreamento.

Opção para limpar celular Android remotamente em destaque no "Encontre Meu Dispositivo" — Foto: Reprodução/Juliana Villarinho

Opção para limpar celular Android remotamente em destaque no "Encontre Meu Dispositivo" — Foto: Reprodução/Juliana Villarinho

Como rastrear iPhone

Para rastrear um iPhone, faça login com seu ID Apple no app “Buscar meu iPhone” de outro aparelho Apple ou pelo site "icloud.com", em qualquer navegador. Selecione o telefone perdido em “Todos os dispositivos” e aguarde até que a localização apareça no mapa.

Caso esteja desligado, o iPhone aparecerá como “Offline”, e a última localização conhecida ficará disponível por 24h. É possível pedir para ser avisado assim que o aparelho ficar online novamente. Para isso, selecione “Notificar quando encontrado”. Se a rede Buscar estiver ativa, o rastreamento será possível mesmo com o celular desligado, e a última localização conhecida aparecerá por até 7 dias.





Rua Antão Faria, 1010
Fone: (55) 3233-1796/3515
Plantão: 99986-3660
São Sepé-RS CEP: 97340-000
PlugNet - Internet Banda Larga em São Sepé - RS