Webmail
E-mail:
Senha:
Siga-nos
Redes sociais
Fone: (55)3233 1796
Plantão: 99986 3660
Untitled Document
Como se proteger dos perigos do Wi-Fi público e acessar com segurança

uso Wi-Fi público no Brasil apresenta riscos significativos de roubo de dados. Hackers estão realizando um golpe virtual em que criam ou invadem conexões gratuitas para interceptar as transações de dispositivos conectados, conhecido como “packet sniffing”. Sendo assim, isso permite o roubo de informações pessoais, como dados de cartão de crédito e contas bancárias, além da possibilidade de manipular transferências financeiras. Além disso, os hackers podem infectar dispositivos com malware, software malicioso que rouba informações e distribui vírus para monitorar o tráfego do usuário.

WiFi Público

Uma pesquisa realizada em agosto de 2023 pelo site MelhorPlano.net, em parceria com o Minha Conexão, revelou que 74,9% dos usuários evitam o uso de redes de Wi-Fi públicas. As razões mais comuns para evitar essas redes são a falta de segurança percebida (26,4%), a ausência de necessidade de conexões abertas (24,1%) e a dificuldade em encontrar redes públicas com frequência (17,4%). Surpreendentemente, 7,1% dos entrevistados não apresentaram motivo para evitar o uso de redes públicas.

Portanto, a recomendação mais segura é não utilizar redes Wi-Fi públicas, especialmente quando não se pode confirmar a origem da rede. No entanto, a pesquisa mostra que 25,1% dos usuários ainda optam por usar conexões gratuitas sem restrições, o que representa um risco significativo para a segurança de seus dados pessoais.

Quais medidas de segurança tomar diante de uma rede Wi-Fi Público

Embora exista o perigo eminete, há também a possibilidadeda necessidade do uso. E dentro isso há algumas formas de driblar os riscos e usar o serviço sem passar por nenhum problema:

  1. Evite transações em Wi-Fi público: não realize transações financeiras nem envie informações confidenciais enquanto estiver conectado a redes Wi-Fi públicas para evitar roubos de dados;
  2. Utilize uma VPN ou firewall: garanta a privacidade dos dados usando um VPN, como o Opera,por exemplo, que protege a identidade e a transmissão de dados;
  3. Tenha um antivírus atualizado: mantenha um antivírus atualizado no dispositivo, como o Malwarebytes, ajuda a prevenir a execução de programas maliciosos instalados por terceiros, permitindo a detecção e resolução de problemas identificados.




Rua Antão Faria, 1010
Fone: (55) 3233-1796/3515
Plantão: 99986-3660
São Sepé-RS CEP: 97340-000
PlugNet - Internet Banda Larga em São Sepé - RS