A nova versão do sistema traz muitas inovações, mas há pontos de atenção, alguns críticos que impedem a migração
Windows 8.1
crédito: Flavio Xandófigura 01 – O IEW não existe mais, veja no Windows 8 e não mais no 8.1
crédito: Flavio Xandófigura 02 – erro 720 no acesso VPN a um computador remoto
crédito: Flavio Xandófigura 03 – Relato erro 720 no site da Microsoft
crédito: Flavio Xandófigura 04 – Mais um relato erro 720 no site da Microsoft
crédito: Flavio Xandófigura 05 – reclamação de usuários no site da Microsoft
crédito: Flavio Xandó06 – o antigo ícone de notificação de atividade do SkyDrive também se foi
Muito tem se falado do Windows 8.1 que é de fato um “upgrade” e não um mero “update”, assunto bem discutido nas colunas de Mestre Piropo no ITWEB. Eu mesmo escrevi sobre a interessante evolução do Skydrive no texto “O SkyDrive do Windows 8.1 mudando minha forma de lidar com arquivos” o que reforça o bom trabalho feito pela equipe de Redmond no produto. Porém há alguns pontos que merecem destaque e devem ser conhecidos, pois para algumas pessoas pode ser fator impeditivo para realizar a migração.
RIP (descanse em paz) IEW
Inicialmente destaco um assunto quase cosmético. O IEW se foi. Estou falando do Índice de Experiência do Windows. Criado na época do mal falado (até certo ponto injustamente) Windows Vista, veio para ajudar as pessoas a aferir se seus computadores estavam a altura do sistema operacional e servia para relativizar desempenhos entre PCs distintos. Como qualquer sistema de Benchmark era criticado por ser simples demais. Mas no final apurava 5 índices para processador, memória, disco, vídeo 3D e vídeo para jogos e definia que a pontuação da máquina era o menor deles (o elo mais fraco da corrente define seu limite).
vide figura 01 – O IEW não existe mais, veja no Windows 8 e não mais no 8.1
Pois é ele sumiu no Windows 8.1 sem nenhuma cerimônia de despedidas. Em alguns fóruns da Microsoft apurei que como o Windows 8 e notadamente o 8.1 se destinam a serem executados em Tablets, notebooks, Ultrabooks e também smartphones este índice ficaria sem sentido quando comparados os resultados em plataformas tão distintas e por isso ele teria sido suprimido. Também apurei que os mais versados em scripts e modo de comando ainda podem obter os resultados, pois o software necessário para extrair o IEW ainda está por lá, mas só acessível via tela de comando. As instruções para isso podem ser vistasaqui.
Entendo as razões da Microsoft, mas este recurso embora criticado por alguns acabou ajudando as pessoas a ter mais um interessante referencial na hora de comparar seu PC antigo com o novo. Se o problema era a multiplicidade de ambientes que vai rodar o Windows 8.1 porque a Microsoft não deixou o IEW vivo apenas para PCs e notebooks?
VPN FAIL
Este sim é um caso sério!! Há anos eu uso, bem como tantas pessoas, o recurso nativo do Windows de conexão VPN a diferentes servidores (para fins diversos). Eu usava o Windows 8.0 e todas as minhas conexões VPN (cerca de 10) funcionavam perfeitamente. No Windows 8.1 SEMPRE obtenho uma mensagem que diz assim “Erro 720: não é possível estabelecer uma conexão com o computador remoto. Talvez seja necessário alterar as configurações de rede desta conexão”.
vide figura 02 – erro 720 no acesso VPN a um computador remoto
Antes de eu migrar para o Windows 8.1, cuidadoso que sou, utilizei o software VMware Converter (ferramenta gratuita disponibilizada pela VMare) para “capturar” meu notebook exatamente com ele era com o Windows 8.0. Na verdade eu ia trocar o HD por um SSD e optei por instalar o Windows 8.1 a partir do zero, formatando a máquina e não o upgrade. Dessa forma eu tinha como comparar item por item das configurações e ter certeza de que apesar da mensagem de erro tudo estava idêntico ao Windows 8 (que funciona perfeitamente). Novamente fui atrás dos fóruns da Microsoft e este problema é bem reportado e há muitas queixas sobre isso, mas até agora (15 de novembro de 2013), a despeito de meu Windows 8.1 estar com TODAS as atualizações instaladas a conexão VPN não funciona!!
Como tenho uma máquina virtual com uma cópia de meu notebooks antigo, em situações de emergência eu me valho deste expediente. Mas não é admissível ter que usar isso desta forma e quantas pessoas, quantos executivos que precisam se conectar aos servidores de suas empresas em viagens teriam a opção de trabalhar com VMs apenas para fazer algo que existe no Windows deste a versão 95 e nunca deixou de funcionar (95, 98, Me, NT 4.0, Windows 2000, 2003, XP, Vista, 2008, 7, e 8.0). As figuras 03, 04, 05 ilustram o que estou falando.
vide figura 03 –Relato erro 720 no site da Microsoft – clique aqui para acessar
vide figura 04 – Mais um relato erro 720 no site da Microsoft – clique aqui para acessar
vide figura 05 – reclamação de usuários no site da Microsoft – clique aqui para acessar
SKYDRIVE, ANTIVÍRUS e DRIVERS
Citei em meu último texto a maravilha que é o SkyDrive novo, um novo paradigma de usar arquivos alguns online a alguns off-line. Realmente está ótimo. Porém na versão do 8.1 não existe em lugar algum que eu tenha procurado um feedback sobre as ações do SkyDrive. Até a versão 8.0 no systray (também conhecido como “bandeja do sistema”) havia um pequeno ícone que quando em movimento indicava atividade de sincronização mostrando quantos arquivos ainda havia para serem transferidos, quantos MB ou GB pendentes, etc. Agora apesar de funcionar muito bem, trata-se de um exercício de fé, você acredita que ele está fazendo algo e sabe que um dia, uma hora, a sincronização vai acabar. E parece que a sincronização acontece em momentos de ociosidade, pois arquivos copiados pelo Windows Explorer só aparecem no site do SkyDrive muito tempo depois, às vezes só no dia seguinte, mas aparecem. Usando o Office 2013 isso é totalmente diferente pois o Office “sabe” do SkyDrive e ao criar um arquivo na nuvem ele faz o envio imediato.
vide figura 05 – o antigo ícone de notificação de atividade do SkyDrive também se foi
Em relação a Antivírus a esta altura já deveria estar resolvido. Espero que sim. Mas diversos produtos como por exemplo o Kasperky Pure 3.0 (que estava instalado no meu PC) foi considerado como incompatível e não pode ser usado. Nem o Kasperky Internet Security deu certo. Eu me socorri ao sempre bom e competente Norton Internet Security 2014 que está rodando maravilhosamente bem no Windows 8.1. Há relatos de outros produtos de segurança que se mostraram não suportados no momento da migração. Possivelmente a Microsoft deve ter “apertado a segurança” no núcleo do Windows 8.1 que provocou esta incompatibilidade, mas isso deveria ter sido conversado com as respectivas empresas para que no ato da chegada do 8.1 cada um dos seu produtos estivesse pronto.
Algo semelhante aconteceu com algumas placas de vídeo e dispositivos mais sofisticados. Por se tratar de uma alteração 8.0 para 8.1 nem a Microsoft e menos ainda alguns fabricantes imaginaram que haveria problemas. Mas uma coisa seja dita, a Microsoft deu acesso a versões beta a usuários e logicamente os fabricantes também tiveram como testar o produto neste novo ambiente. Ou acharam que não precisava e não testaram devidamente ou alguma modificação tardia fez com que alguns dispositivos não ficassem aderentes aos novos modelos de segurança do núcleo do novo sistema operacional.
CONCLUSÃO
O objetivo deste texto é contar duas coisas. O Windows 8.1 é mais do que uma pequena atualização e trouxe um grande progresso em diversas áreas. Por outro lado pequenos detalhes podem desagradar o usuário como por exemplo a falta do IEW ou a falta do ícone indicativo de atividade do SkyDrive. Microsoft as pessoas ainda usam a Área de Trabalho e não apenas a nova interface!
Mas os proprietários de placas de vídeo mais sofisticadas (e caras) devem olhar com muito cuidado antes de fazer a mudança para não terem que voltar para trás se seu específico dispositivo não for ainda suportado e o fabricante ainda não disponibilizou os drivers compatíveis. Um pouco mais sobre isso pode ser lido na página da Microsoft.
Para mim, apenas e tão somente porque me afeta sobremaneira, o não funcionamento das conexões VPN com o software nativo da Microsoft é muito grave. E estou falando de um notebook tentando se conectar com um Windows Server 2008 R2, ambos da Microsoft. Há relatos de fabricantes de Firewall cujos softwares de VPN também tiveram problemas com o 8.1. Casualmente informo que a solução do fabricante SonicWall está funcionando, pois um dos hosts que acesso é por este caminho e está OK. Vale o mesmo alerta. Quem usa no seu dia a dia conexões VPN vai ter que esperar a Microsoft resolver o famigerado “ERRO 720” antes de migrar e desfrutar de tantos benefícios da nova versão. A não ser que como eu tenha que carregar um HD externo com um máquina virtual com a versão anterior do Windows só para poder usar as tais conexões.