Webmail
E-mail:
Senha:
Siga-nos
Redes sociais
Fone: (55)3233 1796
Plantão: 99986 3660
Untitled Document
Facebook de olho nos drones

Empresa de Mark Zuckerberg estaria negociando a compra da Titan Aerospace, fabricante de veículos aéreos não tripulados movidos a energia solar

O Facebook tem planos de adquirir mais uma empresa: a Titan Aerospace, uma fabricante de veículos aéreos não tripulanos, conhecidos como drones, movidos a energia solar. O valor do negócio seria de US$ 60 milhões, de acordo com o TechCrunch. A Titan, fundada em 2012, desenvolve drones capazes de carregar cargas de até 113 quilos em aproximadamente 20 mil metros, e foca um número específico de indústrias como agronegócio, espacial, meteorologia e recuperação de desastres.

O interesse na Titan Aerospace viria da iniciativa Internet.org, que visa levar o acesso à internet ao mundo todo. O plano, anunciado em agosto, é desenvolvido em cima de três abordagens: desenvolver uma maneira de entregar dados de modo mais eficiente e menos custosa; usar menos dados para melhorar a eficiência dos aplicativos; e ajudar os negócios a aumentar o acesso da internet ao desenvolver um novo modelo de conectar as pessoas. A Internet.org foi mencionada diversas vezes por Mark Zuckerberg durante seu keynote no Mobile World Congress, na semana passada, em Barcelona.

A compra da Titan suportaria dois desses objetivos ao usar os drones para cobrir algumas áreas ainda sem acesso à rede. O Facebook pretende começar com a África com 60 drones, segundo a matéria, que cita fontes anônimas.

Segundo a Titan, esse modelo de drone é movido pela energia solar e pode voar à noite usando a carga de uma bateria. Esses veículos são poderosos – pesam quase 160 quilos, carregam mais de 113 quilos e alcançam velocidades de até 102 quilometros por hora em altitudes de quase 20 mil metros acima do solo. Eles também requerem baixa manutenção, podem ficar  sem combustível por até cinco anos sem necessidade de recarga.

Se a compra se concretizar, a Titan fabricaria apenas para o Internet.org Project, dizem as fontes.

Essa iniciativa do Facebook rivaliza com o Project Loon, do Google, que foca em balões para levar acesso à web a todos. Esses balões navegam na estratosfera e usam diversas camadas de vento para ir onde precisam, segundo o website do projeto. “Pessoas podem se conectar à rede de balões usando uma antena de internet especial anexa a seus prédios. O sinal vai dela para a rede, e então de volta à Terra com internet”, diz.

Comparados com o drones, os balões do Google podem navegar por 100 dias. Assim como o drone 60 Solara na mira do Facebook, a área coberta pelo balão é larga, de 500 metros quadrados.

O maior obstáculo do Google é desenvolver um material é desenvolver um material que pode conter a expansão e retração constantes, prevenindo rasgos ou umidade que poderiam fazê-lo desinflar.

 

No YouTube, é possível ver vídeos de ambos os projetos, o Project Loon do Google e o Titan Aerospace, supostamente do Facebook.





Rua Antão Faria, 1010
Fone: (55) 3233-1796/3515
Plantão: 99986-3660
São Sepé-RS CEP: 97340-000
PlugNet - Internet Banda Larga em São Sepé - RS