Webmail
E-mail:
Senha:
Siga-nos
Redes sociais
Fone: (55)3233 1796
Plantão: 99986 3660
Untitled Document
O que esperar do fim do suporte ao Windows XP?

Clientes da Microsoft enfrentam aproximação do fim do serviço para o Windows XP, no próximo mês. Saiba quais podem ser consequências

Em menos de um mês, a Microsoft interromperá o suporte ao Windows XP. Depois 12 anos, ele ainda é o segundo sistema operacional mais popular do mundo. O XP roda em centenas de PCs, incluindo sistemas operacionais críticos. O que essas máquinas, e as pessoas que dependem delas, vão enfrentar quando o suporte terminar em 8 de abril? Aqui estão cinco coisas que podemos esperar:

1. Aposentadoria do XP: inconveniente para muitos, malware para alguns, cataclismo cibernético para poucos

Até as pessoas pegas de surpresa sobre o fim prazo no próximo mês têm poucas desculpas. A Microsoft anunciou suas intenções para o XP em 2007 – dois anos antes dos iPads chegarem ao mercado e muito antes do mercado de PC dar sinais de queda. Ainda assim, o XP respondeu por mais de 29% do mercado de desktop em fevereiro, segundo a empresa de pesquisa na web Net Applications. Isso pode ser traduzido em quase meio bilhão de usuários ativos.

Até mesmo agora, com a Microsoft e outras companhias de tecnologia oferecendo suporte, muitas pessoas tornam-se vítimas de malware. É uma conclusão prévia de que criminosos enxergam a aposentadoria do XP como uma oportunidade, o que sugere um crescimento de cibercrimes depois de abril. Muitos especularam que hackers vão sequestrar máquinas XP utilizando-as para botnets, fazendo com que o sistema operacional torne-se um risco não apenas para usuários individuais, mas para a segurança da web em geral.

Especialistas afirmam, ainda, que na maioria dos negócios que não podem abandonar o XP medidas proativas já foram tomadas, como desconectar sistemas XP da internet pública e limitá-los ao uso de aplicações únicas. Não é a abordagem ideal, mas a tática pode mitigar o potencial de maiores estragos.

2. Plataformas que não são da Microsoft vão ganhar participação

Nos últimos anos, muitos usuários migraram do XP para Windows 7, que atualmente detém metade do mercado de desktop, e também para Windows 8 e 8.1, que representam pouco mais de 10% de market share. Para o bem ou para o mal, alguns usuários vão continuar com o XP, e alguns desses sistemas serão substituídos por tablets, ao invés de novos PCs. A fim de que a Microsoft não perca participação no mercado de PC, quase todo mundo que tem intenção de comprar um PC vai precisar escolher a opção Windows.

De fato, se este não for o caso, a Microsoft não estaria enfatizando a interface de usuário tradicional (non-touch) da próxima atualização do Windows 8.1. Ambos OS X e Linux tiveram ganhos incrementais no últimos meses, e com milhões de usuários XP em potencial, o mercado de PC Windows pode cair quase 90% pela primeira vez nos últimos tempos.

Analistas da Forrester e Gartner já enfatizaram anteriormente que o Windows é mais vulnerável no mercado de consumo do que no corporativo. Alguns não esperam um grande abalo na compra de PC, embora observem que tanto os computadores OS X e Chromebooks estejam abocanhando o mercado do Windows, e que a virtualização e a disseminação de tablets têm oferecido às organizações a opção de substituir um PC com outras alternativas.

3. Prestadores de serviços de TI poderão lucrar

Alguns analistas observam um aumento de análises para estudar os impactos do fim do suporte do Windows XP nos últimos meses. Empresas de pesquisa não são as únicas que identificaram um impulso nos negócios enquanto usuários do XP lutam para atualizar ou implementar salvaguardas; fornecedores de TI têm a ganhar também.

A Microsoft disse, em julho passado, que o fim prazo para o término dos serviços do XP representou uma oportunidade potencial de serviços de 32.000 milhões dólares para seus parceiros. A empresa provavelmente esperava que mais desse dinheiro fosse gasto em migrações para o Windows 7 ou 8, em vez de tentativas para fortalecimento de sistemas XP que continuarão funcionando depois de abril. Contudo, através de patches de segurança de terceiros, serviços de transferência de dados e outros, a aposentadoria do XP representa uma enorme oportunidade financeira.

Mesmo que a absorção do Windows 8 não seja tão forte quanto a Microsoft gostaria, a empresa não está ficando para fora do jogo. Algumas companhias que continuam a contar com o XP já assinaram contrato para serviço estendido, geralmente a um custo anual de milhões de dólares.

4. As reclamações vão se estender

Alguns usuários do XP dão a impressão de que não vão se atualizar até que seus computadores literalmente derretam. Desse jeito, muitos acabarão descobrindo que não há muitas escolhas, devido não só ao aumento dos riscos de malware, mas também no número de fornecedores de software que não mais irão atualizar aplicações para XP.

A analogia que pode ser feita aqui é como dirigir um carro: você é mais propenso a ter problemas com ele, problemas em encontrar peças ou mecânicos que sabem como lidar com isso. É o mesmo problema com o XP.

De fato, embora os principais fornecedores de segurança se comprometeram a apoiar o sistema operacional por mais alguns anos, muitas aplicações do XP não vão receber mais atenção. Usuários do XP também podem achar mais dificuldades em justificar suas reivindicações.

Como lembrou um analista recentemente, o XP é uma fonte de lentidão, o que não faz nenhum bem à Microsoft. Além disso, há pessoas que pensam que o sistema operacional representa o que o Windows é hoje, levando 10 minutos para inicializar.

5 . Microsoft terá de enfrentar clientes insatisfeitos

À medida que surge um número extraordinário de reclamações contra o XP, um grande número de usuários estão com pressa para atualizar. Muitos temem táticas violentas da Microsoft para empurrar seus clientes para novos produtos.

Apesar disso, deve-se ressaltar que a Microsoft tem uma das mais amplas e transparentes as políticas de apoio, o que indica que isso não vai começar a partir de outros fornecedores. Algumas empresas já começaram as migrações, mas elas correram para coisas que não têm uma forma viável ao redor, considerando a compatibilidade de aplicativos como um grande desafio.

Justo ou não para a Microsoft, o número de usuários irritados pode crescer após o prazo de 8 de abril, especialmente se os sistemas XP restantes sofrerem mais problemas do que o esperado.





Rua Antão Faria, 1010
Fone: (55) 3233-1796/3515
Plantão: 99986-3660
São Sepé-RS CEP: 97340-000
PlugNet - Internet Banda Larga em São Sepé - RS