Brasil é o segundo maior mercado da plataforma depois dos Estados Unidos.
O YouTube está apostando em conteúdo nacional para alavancar a plataforma no Brasil como destino de entretenimento, segundo o diretor de conteúdo do site no país, Alvaro Paes de Barros. Em pouco tempo, o site vê a audiência no Brasil aumentar em função da Copa do Mundo, com o consumidor complementando a experiência de acompanhar os jogos pela TV com vídeos disponibilizados no YouTube.
"Todos os canais abertos e fechados vão transmitir a partida. O YouTube é importante para acompanhar o que está acontecendo ao redor", disse o executivo, sem revelar perspectivas de aumento da audiência.
Com 60 milhões de usuários únicos mensais, o Brasil é o segundo maior mercado do YouTube depois dos Estados Unidos. No mundo, a ferramenta soma mais de 1 bilhão de usuários únicos por mês são 6 bilhões de horas de vídeo assistidas mensalmente e 100 horas de conteúdo publicado a cada minuto.
O executivo ressaltou que, dentro do plano de tornar-se um site de entretenimento, o YouTube vem aumentando a aposta em conteúdo produzido no país.
Para Barros, o mercado brasileiro é um dos mais criativos do mundo, e a Lei 12.485, de 2011, que assegura a produção nacional em canais de TV paga, incrementou a capacitação de mão de obra.
"O YouTube passa a ser percebido como parte importante da cadeia audiovisual, deixando de ser depositório de vídeos para ser destino de entretenimento", declarou.
*Informações agência de notícias