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Problema na base de dados tira sistema de vistos do EUA do ar em todo o mundo

O Departamento de Estado dos EUA ainda não se recuperou de forte falha na semana passada e aconselha viajantes de todo o mundo a adiarem viagens

Entrevistas de emprego perdidas, planos de casamento adiado, crianças que não podem visitar suas famílias... são essas as consequências  de uma falha grave na base de dados que atingiu o US State Departament, impactando o processamento de passaportes, vistos e outros documentos no mundo todo.

Na semana passada, a Consolidated Consular Database (CCD) usada em todos os países para processar aplicações de viagens aos Estados Unidos teve sérios problemas de performance, incluindo quedas, desde o sábado 19 de julho. O desempenho do sistema aparentemente permaneceu impactado, tornando difícil para membros consulares reduzirem gradualmente o atraso.

O Departamento de Estado Norte-Americano publicou diversos comunicados reconhecendo o problema. “O Departamento de Estado para Questões Consulares continua a ter progresso ao restaurar o sistema de vistos para não-imigrantes em todas as suas funcionalidades. No fim de semana, o Departamento implementou mudanças no sistema para otimizar o desempenho e endereçar os desafios que enfrentamos. Estamos agora testando a capacidade para grantir a estabilidade. O processamento de casos de vistos para imigrantes, incluindo adoções, permanece em alta prioridade. Algumas embaixadas e consulados podem temporariamente limitar ou reagendar entrevistas para o visto até que mais recursos do sistema se tornem disponíveis para novas aplicações. Sinceramente lamentamos as inconveniências para os viajantes e estamos comprometidos em resolver isso o mais rápido possível”, diz o último comunicado, na íntegra.

Os funcionários também então respondendo os viajantes frustrados que tentam entender se o sistema está fora do ar e por que não é possível implementar alguma medida manual na falta do funcionamento da informática. “Não podemos fazer à mão por conta de medidas de segurança, que impedem funcionários consulares de imprimir um visto a não ser que seja aprovado em nossa base de dados”, é a resposta para essa pergunta.

Em comunicado enviado à InformationWeek americana, as autoridades reiteram que o sistema não foi invadido, mas sofreu um crash logo depois de uma mudança de manutenção. “Acreditamos que a raiz do problema foi uma combinação de otimização de compatibilidade de hardware e software”, diz o documento. E será normalizado “em breve”.

Mas quanto tempo demora esse “em breve”? Depende da velocidade com a qual a equipe de TI consegue incorporar os recursos adicionais de backlog, diz o Departamento. 

É possível dizer, contudo, que a crise só não foi maior porque esse sistema não é usado pelo público final, como uma aplicação web acessível a quem pede vistos. O CCD é descrito como “um dos maiores data warehouses da Oracle” em um documento oficial em 2010. Ele processa mais de 100 milhões de casos de visto, 75 milhões de fotografias, usando bilhões de linhas de dados – a uma taxa de crescimento de 35 mil vistos por dia. O data warehouse funciona com uma série de data marts, então nem todos os pedidos vão para o repositório central. Ainda assim, a escala é massiva, e o sistema é totalmente integrado com os de segurança do Homeland Security, como a lista de alerta para terrorismo.





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