De acordo com notícia do The Wall Street Journal, o Facebook está lançando um serviço pago para dar mais destaque às suas postagens na página de seus amigos.
Nesta quarta-feira (3), a rede social anunciou que está oferecendo um teste da oferta aos EUA e mais 20 países, que permite que usuários comuns paguem 7 dólares e deixem seus posts mais visíveis aos colegas na rede.
Ainda de acordo com o WSJ, o FB controla o algoritmo que controla o que aparece nos feeds de notícias dos membros e, em teoria, já deve estar executando-o de uma forma que mostre apenas o conteúdo mais interessante. Controlar o “news feed” significa que eles podem fazer dinheiro com isso por meio dos comerciantes - e agora dos membros.
"Quando você promove um post - seja fotos de casamento, venda de objetos ou uma grande notícia –, deixa isso no topo do feed de notícias para que seus amigos e assinantes fiquem mais propensos a notá-lo", escreveu Doshi Abhishek, do Facebook, em um post anunciando o teste. Uma primeira avaliação do serviço começou a ser feita na Nova Zelândia à época da abertura da IPO da rede social.
Imagem no anúncio do serviço indica onde ficará link para promover postagens e deixá-las mais visíveis aos amigos
Um porta-voz do Facebook disse que Doshi, o engenheiro que postou o anúncio sobre o serviço, não estava disponível para entrevista. O FB não disse muito sobre como foi o teste no país da Oceania , como isso pode alterar a experiência do usuário ou como isso se encaixa em sua promessa de longa data de que "a rede deve ser gratuita para os usuários".
O WSJ postou uma enquete em seu site perguntando se os leitores pagariam ou não pela maior visibilidade de suas postagens. Até o fechamento desta nota, 95,6% (3.553 votos) das pessoas disseram que “não”, contra apenas 4,4% (165 votos) dizendo que “sim”.