Webmail
E-mail:
Senha:
Siga-nos
Redes sociais
Fone: (55)3233 1796
Plantão: 99986 3660
Untitled Document
Aécio Neves quer incentivar surgimento de novos profissionais de TI

Candidato pelo PSDB acredita que capacitação dos talentos do setor e maior acesso à educação tornarão o País mais competitivo e menos desigual

Continuando a série especial de reportagens sobre as propostas dos principais candidatos à presidência em relação ao setor de Tecnologia da Informação, nesta quarta-feira (01/10) o IT Forum 365 apresenta as ideias defendidas pelo candidato do PSBD, Aécio Neves. Segundo a última pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, ele ocupa a terceira colocação nas intenções de voto, atrás das candidatas Marina Silva, do PSB, e Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT.

O principal foco do oposicionista do governo atual são questões relativas à educação, considerada por ele a medida ideal para reduzir os problemas sociais no País. Em diversas oportunidades, Neves prometeu apoio a universidades públicas e instituições de pesquisa que tenham planos de investir em infraestrutura de pesquisa e no ensino de conhecimentos específicos relacionados à tecnologia. O programa Ciência Sem Fronteira, criado pelo atual governo, também receberá, segundo ele, melhorias com a extensão dos benefícios para professores e pesquisadores. 

Neves propõe ainda a estruturação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia & Inovação, além de revitalizar o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, que passará a ter representação nacional. De acordo com o candidato, é preciso articular políticas de educação, tecnologia e inovação. Essa movimentação permitiria a criação de um programa nacional para formação de pesquisadores. Com pesquisas que atendam aos padrões internacionais de qualidade, será possível, por exemplo, impulsionar a economia e diversificar as atividades de acordo com Neves.

O candidato tucano ainda cita a Região Nordeste como principal foco das ações de desenvolvimento, que visa reduzir o percentual de pessoas sem instrução com elevado uso de sistemas de ensino a distância e pós-graduações ou mestrados profissionalizantes. A partir de um programa de ciências que será desenvolvido de acordo com sua proposta, núcleos de tecnologia irão desenvolver soluções associadas às vocações particulares de cada região, articulando a transferência de tecnologias para atividades produtivas. Além disso, ele afirma que as Zonas de Processamento de Exportação também receberão atenção especial, a partir de investimentos público e privado em infraestrutura, capital intelectual, tecnologia e inovação.

Infraestrutura e empreendedorismo

Para sustentar as propostas, Neves pretende aumentar a porcentagem do investimento realizado na área para 2% do Produto Internet Bruto (PIB), alta de 0,8 em relação ao que é direcionado atualmente. Ele deverá investir e estimular a infraestrutura de comunicação para garantir acesso à internet com qualidade e custo compatível. Apesar disso, ele não se aprofundou em questões relativas à banda larga, como Marina e Dilma. De acordo com o programa de governo do candidato, é necessário estruturar um Sistema Nacional do setor para que o País ganhe força e velocidade na área, além de contar com a colaboração do Conselho de Ciência e Tecnologia para fiscalizar o andamento dos projetos. 

Tecnologia em prol da segurança pública

Neves ainda defende a utilização do programa Detecta, implementado pelo Governo de São Paulo, em âmbito nacional. Lançada em 2014, com custo aproximado de R$ 9,7 milhões, a iniciativa visa a instalação de 2 mil câmeras de vídeo integradas, que realizam o monitoramento das vias, auxiliando as Forças de Segurança a manter a segurança pública. Para o candidato, é preciso aumentar a participação federal nos investimentos em segurança, e, caso eleito, iniciará a expansão do programa para as grandes cidades brasileiras. 




Rua Antão Faria, 1010
Fone: (55) 3233-1796/3515
Plantão: 99986-3660
São Sepé-RS CEP: 97340-000
PlugNet - Internet Banda Larga em São Sepé - RS