Resultado de 2014 foi o maior aumento percentual de usuários da plataforma desde 2010 no Brasil.
O Twitter deve encerrar 2014 com crescimento de cerca de 26% da base de usuários no Brasil, com tráfego impulsionado por eventos como Copa do Mundo e eleições, além das parcerias com emissoras de televisão. O resultado de 2014 foi o maior aumento percentual de usuários da plataforma desde 2010 no Brasil, informou a companhia.
A empresa não divulga o número de usuários locais, mas indicou que o país é uma das cinco maiores operações da rede social no mundo. Globalmente, o site de microblogs tem 284 milhões de usuários, comparados aos mais de 1 bilhão de usuários de seu maior concorrente, o Facebook.
Segundo Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter para o Brasil, contribuiu para o aumento eventos atípicos como Copa do Mundo e eleições presidenciais. Além disso, a empresa triplicou as parcerias com emissoras de televisão, que promovem a rede social durante sua programação.
"(As parcerias) não são remuneradas por nenhuma das partes, mas geram audiência tanto para a TV como para o Twitter", declarou o executivo, referindo-se aos casos em que emissoras transmitem ao vivo na TV comentários feitos por usuários na rede social.
Segundo o executivo, a ideia é manter a característica de plataforma que permite interações cronológicas ao vivo. "Temos que continuar sendo ao vivo, conversacional e abertos. Vamos cuidar para que qualquer modificação no site respeite essas características."
Em 2015, a estratégia de aumento do tráfego passa pelo serviço móvel, que responde atualmente por 72% do uso no Brasil. A rede social firmou parcerias com operadoras de telefonia, como foi o caso da Claro, para acesso grátis ao Twitter, ou seja, sem descontar da franquia de dados do usuário.
A empresa pretende no ano que vem ampliar em mais de 70% sua equipe de 63 pessoas no Brasil, onde está há dois anos, tendo atualmente escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro.