Webmail
E-mail:
Senha:
Siga-nos
Redes sociais
Fone: (55)3233 1796
Plantão: 99986 3660
Untitled Document
Conectividade no Brasil é sinônimo de redes sociais

84,2% dos brasileiros que se conectam acessam redes sociais, revela pesquisa feila pela Fecomércio RJ/Ipsos.

Os brasileiros estão mais conectados a cada ano, em grande parte, por conta da maior expansão dos smartphones e a multiplicação de equipamentos considerados portáteis, como notebooks e tablets, o que possibilita estar on-line por mais tempo em, virtualmente, qualquer lugar.

Banda larga fixa tem baixa competição no Brasil

Pesquisa realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos constatou que 49,2% dos brasileiros utilizaram a Internet pelo menos uma vez nos últimos trinta dias. No geral, os brasileiros que acessaram a rede tiveram objetivos bem distintos: 84,2% das intenções têm a finalidade de acessar às redes sociais, seguido de checar e-mails, com 46,0% das respostas. Por outro lado, procurar emprego ou enviar currículo (0,8%) e jogar on-line (0,2%) foram as menores práticas apresentadas.

Quando questionados sobre o principal meio de acesso, 69,5% dos usuários de Internet utilizam o desktop (computador de mesa). Em seguida, os smartphones aparecem com 24,4%, tablets e com 3,8% e notebooks 1,7%. A Smart TV aparece com 0,7% das preferências.

“A pesquisa revela em números o que o senso comum apontava: o uso de smartphones se populariza no país. A novidade traz não apenas novas formas de comunicação, mas também necessidades de adaptação por parte de empresas e anunciantes. O brasileiro está cada vez mais conectado às redes sociais, antenado às inovações tecnológicas, atento à oferta on-line de produtos. Isso tem exigido agilidade e mudanças também atrás do balcão, tanto sob o ponto de vista do meio quanto da linguagem usada na divulgação dos produtos”, analisa Christian Travassos, economista da Fecomércio RJ.

Do total de entrevistados que utilizaram a internet, 79,1% são da classe AB, 43,43% da classe C e 14,7% da classe DE, percentuais indicativos de que ainda há bastante espaço para o crescimento da utilização da Internet nos lares brasileiros.

Apesar da mobilidade proporcionada por smartphones e outros aparelhos portáteis, do total de entrevistados que utilizaram a Internet, 76,4% citaram como principal local de acesso o próprio domicílio. Na sequência, em menor proporção, estão os que acessaram do trabalho (21,3%), de qualquer lugar (9,4%), local público gratuito (6,1%), local público pago (5,8%), casa de parentes ou amigos (2,8%) e instituição de ensino (2,4%).

Questionados sobre a frequência, 74,2% dos usuários utilizaram a Internet pelo menos uma vez ao dia. O tempo médio de utilização da rede, independente da frequência de acesso, foi de cerca de 1 hora.

O comércio eletrônico segue em expansão no Brasil, porém, os dados indicam que apenas 3,2% dos consumidores conectados utilizaram a internet com a finalidade de comprar algum produto ou serviço no último mês.

Entre os 50,3% dos brasileiros que não utilizaram a Internet no último mês, os motivos mais indicados foram: não sabiam utilizar (35,7%) e não tinham interesse (33,5%). A parcela dos brasileiros que não utilizaram a Internet por não terem acesso à ferramenta (computador, smartphone, tablet ou qualquer outro meio) ou à rede, também foram expressivas, com percentuais de 18,3% e 11,4%, respectivamente.

A pesquisa nacional sobre utilização da internet foi realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos, entre os dias 17 e 29 de setembro e contou com a opinião de 1.000 consumidores em 70 municípios brasileiros.





Rua Antão Faria, 1010
Fone: (55) 3233-1796/3515
Plantão: 99986-3660
São Sepé-RS CEP: 97340-000
PlugNet - Internet Banda Larga em São Sepé - RS