Webmail
E-mail:
Senha:
Siga-nos
Redes sociais
Fone: (55)3233 1796
Plantão: 99986 3660
Untitled Document
Novo ultrassom pode enviar imagens dos fetos pela internet, em tempo real

Lançamento da Samsung visa tornar os ultrassons de futuros bebês em eventos que podem ser acompanhados por entes da família de qualquer lugar do mundo

A avó que mora em outra cidade e o pai, executivo que viaja sempre, não precisarão mais se desdobrar para acompanhar os exames de ultrassom fetal da futura mãe fisicamente. Pelo menos é essa a oferta da Samsung, que está lançando um aparelho de ultrassonografia cujas imagens e vídeos podem ser transmitidos para qualquer ambiente de servidor e, assim, ser acessados em tempo real, pela internet.

A novidade foi totalmente desenvolvida no Brasil, por uma equipe de engenheiros sediada em Campinas (SP) e que trabalhou seis meses no projeto. O aparelho, assim como outras soluções da linha Healthcare da fabricante sul-coreana, está em apresentação na Jornada Paulista de Radiologia, que acontece de 30 de abril a 3 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

“A tecnologia ainda tem como proposta eternizar o momento do ultrassom. Hoje, os aparelhos desse tipo gravam as imagens e vídeos num pen drive ou CD. Se a mãe perder esse dispositivo, simplesmente perderá as imagens”, diz Denilson Kuratomi, líder da divisão de HME (Health & Medical Equipaments) da Samsung. “Com a nova tecnologia, essa informação poderá ficar num storage, físico ou em nuvem, à escolha da clínica, e armazenado por quantos anos forem quistos”, completa.

A solução está integrada às máquinas de ultrassom WS80A, que são o top de linha da Samsung. Apesar de o aparelho em si fazer todo tipo de ultrassonografia, somente as imagens de ultrassom fetal podem ser enviadas para servidores atualmente. “Mas a adaptação para outros equipamentos da marca e para o envio de outros tipos de ultrassom é simples de ser executada”, diz Kuratomi.

Raio-x Digital

Outra novidade apresentada pela marca – essa desenvolvida na Coréia do Sul – é o raio-x digital. Segundo Denilson Kuratomi, o equipamento é até três vezes mais rápido do que os raio-x analógicos, mais comuns no Brasil, e emitem menor dose de radiação, além de agilizar a disponibilidade da informação para o diagnóstico do médico. “O diferencial desse equipamento é o detector wireless. Com isso, é possível transmitir todos os dados do raio-x pela internet, evitando interferências por passagens de cabeamentos ou mesmo a necessidade de interligar a sala de raio-x por rede física”, diz.

Ele explica que com apenas um detector, o raio-x se conecta a várias salas, funcionando como uma impressora wireless. “Esses dois lançamentos são exemplos claros de internet das coisas aplicada ao universo médico”, conclui o especialista.





Rua Antão Faria, 1010
Fone: (55) 3233-1796/3515
Plantão: 99986-3660
São Sepé-RS CEP: 97340-000
PlugNet - Internet Banda Larga em São Sepé - RS