Se você usa o Google para tudo que faz, pode se surpreender com a quantidade de informações que ele cataloga sobre suas idas e vindas na web. Na última semana, a gigante de internet lançou uma ferramenta que permite que usuários vejam o que seu serviço de ad-tracking aprendeu sobre eles. Isso tudo para permitir aos usuários optar ou não por um novo serviço de anúncios personalizados.
O My Activity permite que usuários avaliem tudo o que o Google monitora sobre o seu comportamento - em busca, YouTube, Chrome, Android e outros produtos -, edita ou exclui cada passo.
As ferramentas associadas ao My Activity vêm com novas preferências de anúncios. Atualmente, o Google usa as informações que aprendeu sobre você para adaptar os anúncios a partir dos próprios serviços, dos quais você pode optar por sair.
Mas agora, segundo The Guardian, o Google está começando a usar sua informação comportamental para personalizar anúncios exibidos em toda a ampla gama de páginas não-Google, que até agora era exclusivamente feito por meio do uso de cookies.
A grande diferença para a maioria dos outros movimentos de empresas similares que oferecem anúncios em seus próprios serviços e sites de terceiros, incluindo Facebook, é que o Google está fazendo isso com o apoio em extensões baseadas em publicidade opt-in e não opt-out. Assim, se um usuário não selecionar ativamente e ativar a nova segmentação de anúncios, não será automaticamente inscrito.
Agora, existem duas configurações comportamentais separadas para os usuários aceitarem ou não esse tipo de iniciativa. Um deles é o “signed in ads”, aqueles nos serviços do Google, e o outro “signed out ads”, este gerado por sites terceiros, o que são cerca de 2 milhões na web.
Segundo a gigante de buscas, as novas ferramentas já estão disponíveis, mas não para todos os usuários, que deverão receber uma notificação sobre as mudanças de privacidade e segurança no futuro próximo, orientando para liberar ou não as novas configurações de anúncios.