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Centro de Tecnologia Canavieira extrai máximo valor dos dados

Companhia é a maior empresa do mundo no ramo de melhoramento genético de cana de açúcar

Centro de Tecnologia Canavieira extrai máximo valor dos dados

O Brasil é o maior produtor de cana de açúcar do mundo e um dos principais propósitos do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) é explorar esse vasto mercado, promovendo o melhoramento genético de cana. "Somos 100% nacionais e a maior do mundo nesse sentido", orgulha-se Edélcio Moraes, CIO da organização, que assumiu há três anos o desafio de modernizar a TI da companhia. 

A proposta da empresa, continua o executivo, é comercializar variedades de cana geneticamente modificadas, seja por melhoramento genético convencional ou por meio dos chamados OGNs, sigla para organismos geneticamente modificados. “Com isso, nossas plantas produzem mais açúcar, são mais tolerantes a pragas, ao estresse hídrico", lista Moraes.

Esse trabalho meticuloso resulta em diversas informações que poderiam ser melhor aproveitadas. "Quando cheguei, senti falta de uma ferramenta que pudesse explorar dados da empresa", comenta o executivo. A CTC foi fundada há mais de 40 anos e ainda não tinha uma solução que pudesse gerar valor aos dados de produtividade do mercado brasileiro de cana de açúcar, de área e outras informações do entorno. 

Foi assim que o CIO levou para a empresa a proposta de adotar a ferramenta da Qlik, o Qlik View. O produto, em um primeiro momento, foi selecionado para ajudar no Programa de Indicadores de Melhoramento Genético da empresa. "Foi onde conseguimos saber se o programa estava indo bem ou se precisava de modificações", comenta. Quem ajudou na adoção da solução foi a Inteligência de Negócios (IN).

O sucesso foi grande e a TI da empresa começou a explorar outras possibilidades de atuação para a ferramenta. Acompanhamento orçamentário dos dados financeiros do SAP por meio do Qlik foi a sequência escolhida na onda de implantações. "Foi um grande desafio. Mas, ao mesmo tempo, um projeto de alto sucesso", afirma o executivo. 

A partir daí, a solução também foi agregada aos indicadores financeiros e comerciais da companhia - esse último implantado há pouco mais de um mês. "Hoje, para o CTC o Qlik View é uma grande realidade", conta Moraes, ressaltando que a área de negócios é a grande usuária da ferramenta.

Ainda de acordo com o executivo, o uso da Qlik garantiu, além da melhora na gestão e dos dados, consolidação de conceitos e equalização da informação. "Tínhamos conceitos, por exemplo, de inadimplência na área financeira e outro para a área comercial. Nenhum estava errado, mas eles não estavam integrados", comenta, complementando que agora todo mundo consegue olhar para o mesmo indicador, para o mesmo lugar e "saber para onde a empresa está caminhando", assinala.

Estratégias
Como parte da modernização da TI, Moraes conta que muito foi implementado para dar robustez à infraestrutura. "Por enquanto trabalhamos muito em base, mas agora iremos trabalhar com o novo, naquilo que faz o negócio brilhar", comemora.

A empresa também abriu um comitê interno para divulgação das novas tecnologias que estão sendo estudadas para aplicação na empresa. "Começaremos a estudar tecnologias disruptivas como machine learning e computação cognitiva, algo que faça sentido para nós", conta Moraes, complementando que uma das apostas mais recentes estudadas pela empresa é o conceito de gamification.





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