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7 maneiras de introduzir inteligência artificial nas empresas

Muitos fornecedores têm buscado formas de entrar nesse campo, e as suas ofertas fornecem opções para qualquer companhia que queira fazer seus processos ou produtos mais inteligentes

7 maneiras de introduzir inteligência artificial nas empresas

Existem diversos tipos de técnicas de inteligência virutal (AI, na sigla inglês), cada uma exigindo algum conhecimento técnico para compreendê-la completamente. Com as recém-chegadas dessas tecnologias, as empresas estão tendo dificuldades para descobrir qual a melhor forma de adotar a AI.

Basicamente, tecnologias cognitivas podem ser apenas extensões autônomas de análises tradicionais - executadas automaticamente por meio de todas as combinações possíveis de variáveis de previsão em uma análise de regressão, por exemplo.

Embora estas tecnologias possam parecer assustadoras, a boa notícia é que a implementação de soluções cognitivas está ficando cada vez mais palpável. Muitos fornecedores têm buscado formas de entrar nesse campo, e as suas ofertas fornecem opções para qualquer empresa que quer fazer seus processos ou produtos mais inteligentes. A análise é de Thomas H. Davenport, professor de gestão e tecnologia da informação no Babson College (EUA), e co-fundador do International Institute for Analytics. Em artigo publicado na Harvard Business Review, Davenport listou sete maneiras para começar a usar ferramentas cognitivas.

1. Use software de fornecedores que tenham capacidades cognitivas
Dois exemplos são Salesforce e Oracle, que anunciaram recentemente que estão adicionando capacidades cognitivas aos seus produtos. A Salesforce desenvolveu recursos para suas nuvens de software voltados para o cliente, incluindo a capacidade de marcar automaticamente oportunidades de vendas, ler e-mails de clientes, e classificar imagens utilizadas nos meios de comunicação social. Outras empresas de CRM, como a Costumer Matrix, foram fundadas com a ideia de combinar ferramentas cognitivas com capacidades transacionais de clientes. A Microsoft também anunciou recentemente que vai acrescentar capacidades cognitivas para muitos de seus produtos de software.

2. Escolha um projeto pequeno e um fornecedor com custos baixos
Ao invés de ir "all in", algumas empresas optam por escolher um pequeno projeto e usar um conjunto de ferramentas menores. Um exemplo é a Cognitive Scale - empresa que conta com vários líderes que eram executivos do Watson na IBM. A companhia tem uma abordagem de desenvolvimento "10-10-10", no qual o objetivo é construir uma aplicação cognitiva em 10 horas, personalizá-la em 10 dias, e implementar dentro de 10 semanas. Algumas das ofertas "de automação de processos robótico" de empresas como Blue Prism e Automation Any também se qualificam como de baixo custo, embora até o momento o seus softwares não "aprendam". Embora estes tipos de projetos exijam alguma consultoria para treinar ou configurar o software, geralmente há serviços disponíveis a partir de empresas de softwares ou seus parceiros de consultoria para efetuar esse trabalho.

3. Construa sua análise de forças para enfatizar o machine learning
Algumas formas de machine learning - particularmente aquelas baseadas em análise de regressão - são extensões diretas de capacidades analíticas de uma empresa. Se você já domina grande parte da "análise artesanal" com base em hipóteses humanas, pode ser o momento para explorar a geração automática de modelos analíticos por meio da aprendizagem de máquina.

4. Watson 
O Watson, da IBM, ocupa a posição de alto custo e destaque na corrida cognitiva. Mas sim, você pode acessar a preços acessíveis as APIs do Watson por meio do Bluemix, desenvolvedor de cloud da IBM. A empresa gosta de começar o trabalho junto a clientes com uma proposta "Cognitive Value Assessment", que indica o melhor lugar para obter sucesso com soluções cognitivas. Em seguida, a companhia fornece consultores e até mesmo pesquisadores Ph.D. para auxiliar os clientes. Mas isso não produz um resultado mais barato ou rápido. Especialmente se você for o primeiro em sua indústria a usar o Watson, haverá necessidade de diversos treinamentos e integrações. Mas as empresas que se sentem confortáveis em trabalhar com a IBM em grande escala e acreditam que é importante para dar um grande passo em seus negócios com a tecnologia cognitiva, vão considerar esta abordagem adequada.

5. Utilize chatbots
Chatbots são uma tecnologia cognitiva que usam conversas com linguagem naturais para interagir com aplicativos. Google, Apple, Microsoft e Facebook têm plataformas para desenvolvedores para implantar suas chatbots. Especialmente se a sua empresa está focada em mobile, em que os consumidores parecem particularmente inclinados em utilizar chatbots, você pode usar a tecnologia cognitiva, escolhendo uma das APIs dessas empresas e conectar seus aplicativos com elas. 

6. Transforme sua aplicação em uma ferramenta mais inteligente ou autônoma
Usando arquiteturas modulares, baseadas em componentes, é possível adicionar abordagens cognitivas para aplicações.

7. Desenvolva soluções a partir de softwares abertos
Há um vasto leque de opções de softwares cognitivos open source. A desvantagem é que, uma vez que o software é livre, esta abordagem oferece os mais baixos custos de software. E provavelmente também irá produzir os mais altos custos com recursos humanos, uma vez que os cientistas de dados que podem usar essas bibliotecas são raros e caros. Construindo sua solução cognitiva a partir do zero com ferramentas de código aberto também pode demorar mais do que algumas das outras opções. Portanto, este ponto, provavelmente, só faz sentido se a sua empresa tem necessidades muito especializadas e está disposta a fazer um compromisso de longo prazo para construir capacidades cognitivas. Também é uma boa abordagem se você pretende incorporar características cognitivas em seu produto ou serviço.





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