Webmail
E-mail:
Senha:
Siga-nos
Redes sociais
Fone: (55)3233 1796
Plantão: 99986 3660
Untitled Document
"Tecnologia não dá conta de tudo", afirma consultora de comportamento profissional

Coach de altos-executivos faz reflexão sobre o limite da satisfação pessoal do uso de tecnologias

"Tecnologia não dá conta de tudo", afirma consultora de comportamento profissional

A chegada de novas tecnologias e a consolidação de um mundo cada vez mais digital tem entusiasmado muita gente. Sobretudo os mais jovens, que já nasceram na "era digital". Carros, casas, eletrodomésticos e outros itens do nosso dia a dia conectados. Robôs fazendo trabalho anteriormente realizado pelo homem. São tecnologias de ponta e sistemas cada vez mais automatizados que trazem a proposta de otimizar nosso dia a dia.

Mas isso tudo dará conta de todos os anseios dos seres humanos? Maria Aparecida Araújo, consultora de comportamento profissional da Etiqueta Empresarial, acredita que a tecnologia mudou o cotidiano, mas o cérebro dos seres humanos ainda é o mesmo desde a antiguidade. 

"Vai chegar um momento que as pessoas vão sentir a falta do carinho, da aproximação. Isso (tecnologia) é um momento inicial. O homem vai sempre buscar alguém para tomar conta dele. A tecnologia não dá conta de tudo, dessa necessidade de estar com alguém, de ser amado e ser querido, por exemplo", comentou.

Consultora do IBQN – Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear, Maria Aparecida classifica o período atual como uma "onda de tecnologia". "As pessoas estão muito deslumbradas, mas haverá uma acomodação após um período", disse.

Durante apresentação no IT Forum Expo, a consultora abordou temas relacionados à liderança transpessoal e trouxe reflexões sobre os papéis dos líderes para comandarem uma organização de sucesso.

Um dos pontos destacados, também em linha com a questão homem vs. tecnologias, é a forma com que as pessoas são tratadas dentro das empresas. "Muito se fala em foco no cliente, excelência dos serviços. Tudo tem a ver com gente. Funcionário é gente, cliente é gente. Será que essas pessoas que têm capacidade de mover sistemas e criar plataformas estão prontas para lidar com gente? Pessoas estudam anos e anos para formação técnica, mas não para lidar com pessoas", destacou.

Formação
Sobre formação de pessoas e o que o futuro reserva para a nova geração, Guilherme Maciel, sócio da 2Get, que também participou do evento, questionou as maneiras como os modelos de educação estão sendo conduzidos. "O que os jovens precisam aprender hoje? Ao buscar escola para meu filho, não gostei de nenhuma, pois percebi que elas trabalham para que nossos filhos sejam excelentes executivos dos anos 80, incentivando apenas disciplina ao invés do lado motivacional, participativo e criativo. Essa disciplina toda ajudará meu filho a ser criativo?", questionou.

Para Maciel, o lado lúdico deve ser mais explorado, com ações voltadas à criatividade, como obras artísticas, música, cultura. "Todas as outras técnicas nós vamos desenvolver vivendo, não em faculdades, escola ou coaching", conclui.





Rua Antão Faria, 1010
Fone: (55) 3233-1796/3515
Plantão: 99986-3660
São Sepé-RS CEP: 97340-000
PlugNet - Internet Banda Larga em São Sepé - RS